Saiba o que é o fair play no futebol

fair play no futebol

Salve, salve, meus boleiros de plantão! Aqui quem fala é ele mesmo: Professor Touro Loko na Resenha, direto do túnel do tempo, das arquibancadas e até dos vestiários mais raiz do Brasil.

Hoje o papo é cabeça, mas sem perder o rebolado: vamos falar sobre o que é fair play, aquele nome chique que parece inglês de novela, mas que tá mais presente no futebol do que apito em final polêmica. Vamos lá descobrir o que esse termo quer dizer!

Saiba mais +

O que é esse tal de “fair play”?

Se você acha que fair play é nome de jogador de futebol europeu, tá precisando de uma aula urgente com o Professor aqui! Fair play, traduzido do inglês boleiro, quer dizer “jogo limpo”. Mas não vai achando que é só limpar a chuteira antes de entrar em campo!

O fair play está no espírito esportivo de respeitar o seu adversário, aceitar as decisões do juiz sem fazer um escândalo, jogar com honestidade e sem tentar levar vantagem em tudo, como no caso daqueles atacantes que se jogam mais do que ator de novela das nove.

Fair play: quando o jogo é mais bonito que gol de trivela

Se tem uma coisa que emociona o Professor Touro Loko é ver o futebol sendo jogado com o coração e com respeito. Fair play é tipo aquele passe de trivela: não é obrigatório, mas quando acontece, encanta e todo mundo corre pro aplauso.

Vamos dar uma olhada no que dizem os livros sagrados da bola (vulgo regras da FIFA) e depois relembrar aqueles momentos lindos que fazem até o juiz largar o cartão e bater palma.

Na letra da regra: o que a FIFA fala

De acordo com a FIFA, aquela entidade que decide até que cor de bola vai rolar na Copa, o fair play é um conjunto de atitudes éticas e respeitosas dentro e fora de campo. Ele tá nas regras, sim, mas é muito mais do que isso: é um valor que deve guiar o esporte como um todo, não só o futebol.

Respeitar o adversário, a torcida, os árbitros, as regras e, acima de tudo, o espírito do jogo. Isso é entender o que é fair play em sua essência.

Exemplos clássicos

Agora, segura essa resenha que vem emoção! O mundo da bola já nos deu vários momentos de fair play que entraram pra história!

  • Teve o goleiro que avisou o juiz que a bola entrou, mesmo sem o árbitro ver;
  • Jogador que parou um contra-ataque promissor só porque um adversário caiu e se machucou;
  • Atacante que se recusou a comemorar um gol que saiu depois de uma falta marcada.

Na várzea tem fair play?

Tem sim, senhor. Ainda que ele seja meio camuflado no meio do barro, da linguiça assando na lateral e do juiz que chegou atrasado porque estava trocando o botijão de gás em casa.

Na várzea, o fair play não é somente uma regra, é o respeito, o código de honra entre boleiros raiz. Aquele cara que segura o jogo pra esperar o adversário calçar a chuteira furada, o zagueiro que levanta o atacante depois do carrinho e até o técnico que avisa que o adversário tá com 12 em campo.

Fair play não funciona só dentro de campo!

Se você acha que o fair play só funciona dentro de campo, durante um jogo amistoso ou na final da Copa do Mundo, tá jogando com a visão errada! O jogo limpo vai muito além das quatro linhas, começando na arquibancada, passando pelo vestiário e chegando no grupo do time.

Respeito na arquibancada

Torcida que é torcida apoia seu time sem virar hater do outro. Zoar? Pode! Cantar? Tem que! Mas partir pra briga, ofensa e vandalismo? Aí já perdeu o gol sem goleiro, irmão. Precisa saber torcer com alma sem perder a cabeça.

Respeito fora das quatro linhas

O fair play fora de campo é saber lidar com derrota sem arrumar desculpa, é não cair na pilha da treta, é dar entrevista sem ofender, é manter o clima esportivo em todas as esferas. O futebol não se encerra com o apito final!

Sem fair play, o futebol vira briga de condomínio

Já viu discussão em reunião de condomínio? É gritaria, dedo na cara, cada um que quer ter razão… sem fair play o futebol vira isso aí: uma zona sem alma, um campo de guerra onde vale tudo, menos a emoção do jogo.

A ausência de fair play tira a magia do futebol, apaga os gestos nobres e transforma o jogo mais amado do mundo em um ringue de vaidade, trapaça e confusão!

E aí, você joga limpo ou joga sujo?

Agora é com você, meu querido boleiro resenha! Depois de tanta história, exemplo e filosofia futebolística raiz, o Professor Touro Loko: você é do tipo que respeita as regras, ou dá aquela piscada pro juiz fingindo que não fez nada? O fair play começa no primeiro toque na bola e termina só depois do último abraço no vestiário!

Espero que o conteúdo sobre Saiba o que é o fair play no futebol tenha sido de grande valia, separamos para você outros tão bom quanto na categoria Esporte e Lazer

Assessoria de Imprensa

Nossa assessoria de imprensa dedica-se a conectar marcas, organizações e influenciadores com o público certo através de estratégias de comunicação eficazes e personalizadas.

Conteúdo exclusivo